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CURSO OPERAÇÃO & MANUTENÇÃO PREDIAL


OBJETIVOS Conceituar Facility Management aos participantes e as principais áreas e serviços por ele abrangidas

  1. Dar aos participantes a visão sobre a representatividade da Operação & Manutenção Predial dentro da área de Facility Management
  2. Dar aos participantes novas visões, métodos e abordagens sobre os modelos de gestão da Operação & Manutenção Predial, sua evolução, categorização e principalmente as práticas de gestões mais atuais
  3. Estimular a reflexão e análise de problemas relacionados a estruturação e gestão da área de Operação & Manutenção

PÚBLICO ALVONew resources Engenheiros, técnicos de nível médio, supervisores de operação e manutenção e gestores de facilities

Ementa / Conteúdo Programático

  1. Introdução a Gestão de Facilidades (Facility Management)
    1. Definição
    2. Áreas e Serviços sob a responsabilidade de um gestor de facilities
    3. A Operação & Manutenção Predial e sua representatividade dentro da área de facilities
  2. Definições sobre Operação & Manutenção Predial:
    1. Operação Predial (conceito, tipos de atuação)
    2. Manutenção Predial (conceito, tipos de manutenção)
    3. Áreas de Missão Crítica (conceito, tipos de áreas de missão crítica sob a gestão de um facility manager)
  3. O mercado de Operação & Manutenção Predial:
    1. Um overview sobre o mercado, seus pontos fortes e pontos de atenção
    2. A evolução / modernização da infraestrutura predial e os novos desafios para a área de Operação & Manutenção
  4. Planejamento Estratégico:
    1. Conceituação de Planejamento Estratégico
    2. As etapas de um planejamento envolvendo: i.    A compreensão sobre as necessidades e expectativas do Cliente ii.    A equipe de Gestão da O&M iii.    A definição do escopo e o estabelecimento de metas (níveis ou acordos de serviço, indicadores para o processo, etc) iv.    A seleção de um parceiro estratégico v.    Mobilização e Implantação vi.    O monitoramento de resultados vii.    O feedback e a realimentação do processo com novas informações
  5.  Sistemas Informatizados de Gestão:
    1. Adequando à nossa necessidade
    2. Ferramentas de Gestão e sua aplicação
    3. O papel do Gestor

6. Recursos Humanos:

    1. Perfil dos profissionais de O&M
    2. Motivação, envolvimento e participação
    3. Programas de Treinamento e Reciclagem
    4. A gestão do Conhecimento

7. Saúde & Segurança

8. Documentação Técnica Necessária

9. A gestão de resultados

    1. O importante papel do gestor e de sua equipe no resultado global
    2. Relatórios Gerenciais
    3. Gestão de Custos
    4. Gestão Energética

10. A Manutenção Predial sob a ótica das Normas Brasileiras e Internacionais

    1. NBR 5674 / 2012 – Manutenção de Edificações – Requisitos para o Sistema de Gestão de Manutenção

11. A importância de uma Operação & Manutenção para a Certificação “Verde” de uma edificação

    1. Certificação de Obras Novas (preocupação na fase de projeto)
    2. Certificação de Edifícios Existentes

Metodologia Aula expositiva, acompanhada de dinâmicas em grupo para uma melhor assimilação dos conceitos apresentados, assim como de exemplos práticos Professor: Eng. Alexandre M F Lara Engenheiro Mecânico e de Produção Mecânica Graduado pela Faculdade de Engenharia Industrial  – FEI, Pós-Graduado em Refrigeração e Ar Condicionado (FEI), Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia pela UNISANTA / IBAPE-SP. Membro do Conselho Editorial da Revista Climatização – Nova Técnica Editorial, sócio fundador e primeiro presidente Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração e Ar Condicionado – ANPRAC, associado e Membro do Conselho Deliberativo da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities e autor de diversos artigos sobre comissionamento, auditorias de qualidade na prestação de serviços, manutenção e operação em instalações prediais e industriais para as revistas INFRA, TECHNE, PINI / Construção Mercado, ABEMPI e Climatização & Refrigeração. Atua há 26 anos na implantação, coordenação, auditoria e consultoria em projetos de O&M predial e industrial, além de atuar como Agente de Comissionamento em alguns dos principais projetos certificados no Brasil. Ministrou palestras, seminários e cursos através de entidades de nosso setor, tais como ABRAFAC, ANPRAC, FUPAM–USP, IBAPE-SP, IBAPE-PR, SENAI-SP, entre outras. É docente da cadeira de “Comissionamento, Medição & Verificação” no MBA – Construções Sustentáveis – UNICID e docente da cadeira “Gerenciamento de Operações” no curso de especialização Gerenciamento de Ativos Imobiliários Corporativos – FDTE / CORENET. É Diretor Técnico da A&F Partners Consulting Engenharia Ltda. O valor do curso inclui: Material didático Coffee breaks Planilhas de Trabalho Conjunto de Indicadores das Pesquisas Sobre Facilities da RBM – Rede Brasileira de Manutenção Certificado chancelado pelo COPIMAN (Comitê Pan-Americano de Manutenção) Data e Local do Curso:

Data e Local do Curso: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos Av. Jabaquara, 2925, Mirandópolis Cep: 04045-902 – São Paulo – SP Dias 25 e 26 de agosto de 2015

INSCRIÇÕES: Para mais informações e ou inscrições, envie e.mail para paulo.roberto@limawalter.com.br ou entre em contato pelo telefone 21 – 99731-5454